Série – Áreas a explorar pra prosperar no futuro: Filosofia e Psicologia

Se você caiu de paraquedas direto nesse artigo, sugiro ler pelo menos o primeiro texto dessa série, onde conto que acredito existirem 5 assuntos que servem de base e suporte pra quem quer ter sucesso no futuro, seja lá o que sucesso significa pra você e seja lá qual será esse futuro.

Contei lá também que essas 5 áreas são: A habilidade de aprender a aprender; Criatividade; Empreendedorismo; Filosofia; e Psicologia.

Além do texto de introdução você também pode querer ler o segundo artigo onde falei de duas dessas áreas: criatividade e empreendedorismo.

Esse é o terceiro texto da série onde mostro porque acho que explorar e estudar filosofia e psicologia são extremamente uteis.

Filosofia

Este é um campo que perdeu grande parte de seu brilho ao longo dos últimos cem anos ou mais. Acho que precisa de um retorno.

A maioria das pessoas tende a imaginar os filósofos como velhos homens na Grécia antiga, ou hippies chapados contemporâneos sentados conversando sobre a natureza e o sentido da vida.

Mas a filosofia é muito mais que isso. Filosofia existe em tudo. Ética, matemática, economia, política, física, psicologia, direito, religião, todos esses campos têm suas raízes na filosofia. Filosofia serve como um processo de reflexão a fim de compreender algum conceito de forma mais completa.

A filosofia nos leva a questionar. Nos leva a perguntar “por que”, “o quê”, “como” e a mergulhar profundamente em o que nós pensamos que sabemos, e até mesmo o que significa saber absolutamente nada.

A melhor parte de todo esse questionamento é que – como muitos filósofos já descobriram – frequentemente não há respostas certas ou erradas.

Nós realmente não queremos ter duas idéias competindo ao mesmo tempo na nossa mente. Nós naturalmente queremos ter certeza, saber o que é certo, ou pelo menos ser capaz de formar uma sólida opinião.

Mas a filosofia nos ensina a ficar confortável com essa incerteza e ambiguidade. A filosofia nos ajuda desenvolver nossa habilidade de pensar. Quando você desenvolve suas habilidades de pensar em geral, você é capaz de adaptá-la a qualquer nova circunstância que encontrar.

Como estamos mudando da economia industrial pra economia criativa, esta habilidade de compreender o pensamento vai permitir as pessoas de aprenderem e se adaptarem mais rapidamente, capacidades cada vez mais valiosas daqui pra frente.

Não é preciso mergulhar em livros pra estudar filosofia. A música, a TV, os filmes, a literatura, estão todos permeados com temas e ideais filosóficos. Se treinar pra reconhecer essas questões inseridas nesses contextos é um bom primeiro passo pra começar a abraçar a filosofia.

Comece também a questionar além dos grandes “porques” da humanidade, questione suas experiências, os argumentos das outras pessoas, se imagine tendo que resolver um problema no lugar de outra pessoa e principalmente suas próprias assunções sobre o mundo.

Aprenda a pensar lógica e racionalmente & Aprenda a aceitar as incertezas e ambigüidades

Psicologia

Existe uma variedade de boas razões pra aprender mais sobre psicologia, mesmo que você não esteja planejando se tornar um psicólogo ou trabalhar em qualquer área parecida.

Uma das principais razões pra estudar psicologia é entender como nosso cérebro e nossa mente funciona, e entender a diversidade do comportamento humano.

É uma pena que não temos aulas de psicologia nas escolas (pelo menos no meu tempo não tinha). Assistir aulas de física, química e biologia por exemplo, são bastante úteis, mas por que saber como nossa própria mente funciona não seria?

Nós precisamos saber como funcionamos.

A psicologia ensina porque você se comporta do jeito que se comporta e porque os outros se comportam do jeito que se comportam.

Ela dá uma visão sobre quem você é, porque você pensa o que pensa, mas o mais importante, ela te dá a habilidade de controlar e manipular sua vida interior.

Se você quer aprender a aproveitar mais sua força de vontade, combater o stress prolongado, se desapegar de velhos hábitos e criar novos, e até mesmo entender sobre felicidade, a psicologia é a ciência por trás disso tudo e muito mais.

Aprender mais sobre psicologia é importante pro seu autoconhecimento e também pra entender melhor o próximo. Além de te ajudar a se comunicar melhor e a reagir melhor a certas situações.

Descubra quem você é & Saiba como você funciona & Entenda melhor as pessoas a sua volta.

E essas são mais duas das cinco habilidades que considero essenciais pra prosperar no futuro. No próximo (e último) texto dessa série, compartilharei minha visão sobre a arte de aprender a aprender.

Lembrando que essa é apenas a minha visão, o que eu acho. Se concorda ou não e se tiver qualquer coisa pra acrescentar, será muito bem vindo nos comentários.

E pra receber recomendações mensais de leitura por e-mail desses e outros assuntos, se junte a nossa comunidade de leitores deixando seu email abaixo.