Como aproveito meu tempo online pra aprender mais.

A aprendizagem não se limita mais apenas às escolas e universidades. Costumamos nos dedicar a educação apenas no início da vida, mas devemos aprender sempre, a aprendizagem é um processo que deve durar durante a vida toda, enriquecendo seu conhecimento todos os dias.

Muito tem se falado sobre a ascensão da Learning Economy (Economia da Aprendizagem), onde o conhecimento é a nova moeda. Mais uma motivação pra buscarmos cada vez mais o aprendizado e o conhecimento.

Hoje, com o crescimento dos recursos na web, está se criando uma abundância de plataformas e recursos online de aprendizado numa grande variedade de formatos. O sucesso dos MOOCs ( Massive Online Open Courses) são um grande exemplo disso.

Aproveite melhor seu tempo online

A maioria de nós passa grande parte do tempo online, as vezes até mais do que deveria. E o lugar que a gente gasta esse tempo chamado de web é um poço infinito de conhecimento.

Por que não aproveitar melhor esse tempo que passamos na rede? Lembra da intencionalidade na busca por oportunidades de aprendizado?

Eu também já fui desses que perdiam horas diárias navegando sem foco pela web. Tipo viajando em banalidades, futilidades, tosqueiras e mais um monte de coisa que não agrega nada.

Quem nunca?

É claro que ainda uso a internet pra puro entretenimento, lazer e até banalidades, mas hoje gasto meu tempo com muito mais consciência e também passei a explorar mais a web além do facebook, portais de notícias e vídeos bonitinhos e engraçados do youtube.

A ideia desse post é te dar uma lista de sites, plataformas e outros recursos online pra aumentar seu pote de sabedoria todos os dias.

É claro que você pode continuar curtindo aquele post sem noção do seu “amigo” no facebook, curtindo aquela foto do crush no instagram ou dando risada daquele vídeo do gato tomando susto. Mas se seu tempo é curto e você tiver que escolher como usá-lo na rede, não deixe de dar uma chance a esses recursos e plataformas abaixo.

Ah, e se você não manja do inglês já sai perdendo um monte de oportunidade. É bom começar logo a resolver isso.

Sites/Blogs

  • Medium – O Medium é uma plataforma de publicação de conteúdo dos mesmos criadores do Twitter. Até aí nada demais. Porém seu foco está em um design clean, simples e sem propagandas, oferecendo menos ruído aos leitores. Além disso, sua ênfase está na qualidade do conteúdo em vez de na pessoa que o criou. Essas inovações atraem gente muito boa pra lá, o que fortaleceu muito a imagem da plataforma. Hoje é um dos principais lugares pra se encontrar textos bem interessantes na rede. Você pode começar pelo Medium Brasil com as publicações em português.
  • Quora – Uma das redes sociais mais admiradas do Vale do Silício. Sua missao oficial é aumentar o conhecimento do mundo. Podemos dizer que o Quora é um Yahoo Respostas que deu certo. La você pergunta algo e as pessoas respondem de acordo com suas experiências e conhecimentos. Mas diferente das trollagens e perguntas esquisitas da plataforma do Yahoo, no Quora você encontra perguntas bem interessantes, curiosas e que são respondidas por especialistas. A comunidade se auto modera, e as melhores respostas ganham votos positivos e sobem para o topo da leitura. É muito difícil encontrar respostas rasas, mal redigidas ou inadequadas.
  • Wikipedia – Quem nunca acessou a enciclopédia virtual pra buscar uma informação rápida, completar um trabalho da escola, matar alguma curiosidade, ou qualquer outro motivo que fosse? O site esta entre os 5 mais visitados do mundo e se tornou uma grande referência em pesquisa na web. A wikipedia já virou sinônimo de informação, deixando pra trás a pecha de site não confiável. Gosto de usar a Wikipedia pra estudar líderes e eras históricas, digito um nome ou era histórica e me perco nos links. Divertido.
  • TED Talks – O TED é um evento organizado por uma instituição sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo espalhar ideias espetaculares. No seu início, tinha como foco somente temas relacionados às áreas de Tecnologia, Entretenimento e Design, mas com o enorme sucesso passou a abranger também temas mais amplos como sociedade, educação e muitos outros. Nas TED Talks, os maiores pensadores mundiais compartilham histórias, ideias e experiências em formas de palestras de 18 minutos com o intuito de motivar e inspirar a platéia a transformar ideias em ações. Através do site TED.com você encontra mais de 2000 palestras (com legendas em portugûes e várias outras línguas) que contabilizam bilhões de visualizações. Verdadeiras aulas em forma de palestras cativantes, motivadoras e inspiradoras. Segue algumas das minhas preferidas:
  1.  Sir Ken Robinson – As escolas acabam com a criatividade;
  2. Sir Ken Robinson – Tragam a revolução no aprendizado;
  3. Tim Urban – Por dentro da mente de um mestre na procrastinação;
  4. Amy Cuddy – Sua linguagem corporal molda quem você é;
  5.  Simon Sinek – Como grandes líderes inspiram ação.
  • Youtube – O que falar do Youtube? Alem de entretenimento, o Youtube pode ser usado pra aprender praticamente qualquer coisa. Desde uma aula sobre fisica quantica a um video sobre como dar um nó de gravata corretamente (já fui salvo por esse), tem tudo lá. Mais pra baixo tem um tópico com alguns canais de youtube bem interessantes.
  • Twitter – Seguindo pessoas e canais interessantes o Twitter se transforma numa grande fonte de informação e opiniões curiosas, proveitosas e pertinentes. É a rede social onde é possível ter uma relação mais direta com os CEOs de grandes empresas por exemplo, e diferente do Facebook, o Twitter não usa algorítimos no seu feed, ainda.

Também acompanho blogs e assino newsletters que sempre indico pros amigos: Larusso, Estrategistas, Papo de Homem, Manual do Usuário, Wait But Why, Tim Ferris, Gary Vaynerchuk, etc.

E pra acompanhar as mais recentes notícias e informações sobre tecnologia, negócios, inovação e ciências adiciono ao meu Feedly portais como: Techcrunch, Wired, Fast Company, Singularity HUB, BBC Future e The Verge.

CANAIS DO YOUTUBE

Como disse lá em cima, no youtube tem de tudo. Tem canais que ensinam a cozinhar, a tocar violão, a aprender inglês, e tudo que você pode imaginar, além é claro de muito entretenimento. Abaixo, alguns dos meus canais preferidos pra abrir a cabeça, matar curiosidades e aprender coisas interessantes.

  • Nerdologia – O canal conta com mais de 1 milhão de inscritos e já ganhou destaque na imprensa internacional. De forma muito divertida e interessante o Nerdologia explica a fundo como a biologia, a matemática, a física, química e ciência como um todo se mistura ao mundo do cinema, dos games, quadrinhos e toda a cultura nerd. Além de também tratar de assuntos do nosso dia a dia como política, racismo, sexismo, etc. Sou fã!
  • Porta dos Fundos – Acho que todo mundo já viu ao menos um vídeo do Porta dos Fundos. O sucesso do canal é indíscutível. Além de ser hilário, os curtas fazem críticas sociais e passam mensagens de forma muito inteligente, criativa e engraçada.
  • Shots of Awe – Puro combústivel para mente! O Jason Silva é um filósofo, futurista, cineasta, e que também virou personalidade da TV com o programa Brain Games da NatGeo. Ele é o criador da série de vídeos, Shots of Awe, curta-metragens muito bem produzidas que ele chama de “trailers da mente”. Os vídeos exploram a inovação, criatividade tecnológica, futurismo e a metafísica da imaginação. É o que chamo de café expresso pro cérebro!
  • Kurzgesagt – In a Nutshell – Um dos meus canais preferidos do Youtube. A arte dos vídeos é incrível, os temas abordados são sempre muito interessantes e apesar da complexidade de alguns assuntos, tudo é muito bem explicado. No geral, In a Nutshell é um daqueles canais que você pode passar horas assistindo, o diferencial é aprender algo no processo (só cuidado com as crises existenciais). A grande maioria dos vídeos tem legendas em português, basta acioná-las.
  • AllTime10s – Um canal que disponibiliza os top 10 dos mais variados. Todos os vídeos com informações interessantes e curiosas tipo: Os 10 mais bizarros casos de histeria coletiva; 10 questões que a ciência ainda não consegue responder; 10 descobertas estranhas no Google Earth; e por aí vai. Pode ser um bom passa tempo.
  • The School of Life – Criado pelo filósofo Alain de Botton em 2008 e por seus amigos da cultura, arte e educação, “The School of Life” é um canal relacionado a vários temas sobre comportamento, trabalho, filosofia, relacionamentos, etc. Os vídeos exploram muito bem perguntas que não são tratadas nas escolas e universidades como: Como relacionamentos podem ir bem? O que está errado com o capitalismo? Por que as pessoas tem casos extraconjugais? Quais os primeiros problemas do mundo?

Cursos Online

  • Coursera – Uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos (MOOCs) do mundo. São cursos de universidades reconhecidas como Stanford, Princeton, Yale e outras mais. Pra mim é a melhor plataforma de MOOCs, e muitos dos cursos tem legenda em português.
  • edX – Outra plataforma de MOOCs. Um projeto colaborativo entre nada mais nada menos que a Harvard e o MIT. Tá ruim?
  • Veduca – Plataforma brasileira de cursos online no mesmo molde das anteriores. Oferece cursos de instituições renomadas como USP, UNB, Unicamp e também Harvard e MIT.
  • Khan Academy – Uma espécie de escola online gratuita que tem a missão de fornecer educação de alta qualidade pra qualquer um, em qualquer lugar. Li há pouco tempo o livro do seu fundador Salman Khan, “Um mundo uma escola”, que conta a trajetória do cara e a revolução que ele está causando na educação. Pra se ter uma ideia, o Bill Gates coloca seus filhos pra estudar através das aulas da Khan Academy.
  • Codecademy – Excelente pra aprender programação. O site ensina de maneira interativa diversas linguagens de programação como PHP, JavaScript, HTML, e várias outras. E graças a uma parceria com a Fundação Lemann, do empresário Jorge Paulo Lemann, agora os cursos também estão em português, e o que é melhor, de forma gratuita.
  • MITOpenCourseWare – Já pensou ter todos os materias dos cursos do MIT ( Massachusetts Institute of Technology) disponíveis na internet pra download? Então aproveite, porquê eles estão aí!

Ainda conheço o Udacity e o Udemy, com cursos online mais voltados pra área de tecnologia, porém, a maioria é pago.

Séries e Documentários

Como um bom viciado em netflix, não podia deixar de recomendar algumas séries e documentários. Até porque, dá pra se inspirar, abrir a mente e aprender enquanto se distrai assistindo filmes e séries. A Netflix tá aí bombando e no Youtube também se encontra vários documentários. Ainda dá pra fazer o download mas não vou ficar incentivando a pirataria aqui 😛

Entre as séries recomendo fortemente: Black Mirror, Suits, House of Cards, Mad Men, Shark Tank e Silicon Valley.

Através dos personagens, temas e desenvolvimento da trama da pra tirar boas lições de todas elas, sem falar que são todas ótimas pros momentos de lazer.

Já os documentários cumprem muito bem a função de abrir nossa cabeça sobre os mais diversos assuntos, nos mostrando novos pontos de vista e nos apresentando a realidades que não conhecemos.

Seja na Netflix ou Youtube, esses são alguns que curti bastante: Paradise or Oblivion; Food Matters; The Corporation; Lemonade; A servidão moderna; Tarja Branca; Dear Zachary; Undefeated.

Aprender sempre, ter contato com novos pontos de vista, conhecer realidades diferentes da nossa, tudo isso é fundamental pra gente aprender a viver e conviver melhor nesse mundo maluco. Bora aproveitar a oportunidade que temos com todo esse conteúdo disponível online.

Ficou muita coisa de fora aí, algumas porque não lembro e outras porque não conheço. Então aproveita pra mandar sugestões. Vamo crescer essa lista aí de séries, documentários, canais de youtube, cursos online, e tudo mais!

Ah, e não esqueça dos livros, com internet ou não, eles não saem de “moda”. Leio em média 5 livros por mês e se quiser receber boas recomendações, só deixar o e-mail aqui em baixo.